Pedido de convocação na Câmara já foi apresentado. SAIBA +
A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), coordenadora da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais ingressou, nesta terça-feira (3), com pedido de interpelação judicial contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A parlamentar quer que o ministro explique acusações de existência de supostas “extensivas plantações de maconha” e de “laboratórios de desenvolvimento de drogas sintéticas” em universidades federais.
No pedido de explicações, Margarida Salomão questiona Weintraub sobre quais universidades teriam plantações de maconha; quais laboratórios seriam utilizados para produção de drogas sintéticas; quais as provas ou indícios das afirmações, e por qual motivo o ministro não tomou nenhuma atitude para coibir as supostas práticas. Também pede que o ministro preste as informações num prazo de 48 horas, a contar de sua notificação.
Margarida Salomão reforça que as afirmações são irresponsáveis, não têm conexão com a realidade, e que é razoável supor que Weintraub praticou crimes de calúnia e difamação. De acordo com a deputada federal, as declarações públicas representam ofensas à honra de toda a comunidade acadêmica das universidades federais, incluindo da própria parlamentar, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Um requerimento de convocação do ministro, para que explique as declarações na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, também foi apresentado e será analisado no colegiado.
Barbacena Mais