Vereador Ewerton Horta desiste do projeto de mudança do brasão e bandeira de Barbacena e os símbolos municipais serão mantidos. Um novo projeto tratará da proibição de criação de logomarcas para as gestões municipais. SAIBA +
Desde o mês de outubro o noticiário local acompanha as discussões sobre a mudança do Brasão e Bandeira de Barbacena que foram tema de projeto do vereador Ewerton Horta na Câmara Municipal.
Com a polêmica gerada na cidade, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico - COMPHA -, políticos, historiadores, maçons e diversos segmentos da sociedade civil demonstraram sua insatisfação com a possibilidade de mudança, e o COMPHA realizou o tombamento do Brasão, e, na última semana, da bandeira do município.
Com interlocuções de alguns vereadores como Vânia Castro, e a manifestação da população nas redes sociais sendo contrária à mudança, o vereador Ewerton Horta dialogou com as vozes contrárias à mudança, e, num gesto nobre, decidiu voltar atrás e abrir mão da alteração dos símbolos municipais.
É importante destacar que o projeto do vereador foi movido pelo interesse em economizar para os cofres públicos e manter a identidade da cidade com a proibição de criação de logomarcas para cada nova gestão que entra na prefeitura. A cada quatro anos o prefeito empossado vem criando uma logomarca para sua gestão, e com isso são realizadas plotagens de veículos e sinalizações além de material impresso com a marca de seu governo. Dai nasceu o interesse em manter os símbolos do município como imagens oficiais de toda a identificação da prefeitura e de seus setores. Com o decorrer do diálogo junto a historiadores, surgiu a ideia de confeccionar novo brasão e nova bandeira, para se adequarem melhor às regras da heráldica, chegando até mesmo a serem confeccionados três modelos de brasão e bandeiras para serem escolhidos pelos estudantes da rede pública numa eleição que se encerrou no último dia 1º de novembro.
Segundo a vereadora Vânia Castro, que foi o único voto contrário à alteração dos símbolos municipais na Câmara Municipal, "Conseguimos abrir um canal de diálogo com o vereador Ewerton Horta e aqueles que apoiavam a mudança dos símbolos, e de forma amparada em estudos de nossa história, com apoio do COMPHA, das lojas maçonicas de Barbacena, sociedade civil e até mesmo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais conseguimos sensibilizar o vereador Ewerton e conseguimos chegar na preservação de nosso brasão e de nossa bandeira", explica.
Mesmo com a decisão de preservação do brasão e da bandeira como símbolos oficiais do município, o vereador Ewerton Horta está agora confeccionando novo projeto para ser apresentado no Legislativo, o qual determina que os símbolos sejam utilizados como a marca oficial da prefeitura, não havendo mais criação de logomarcas em cada governo municipal.
Tão logo o projeto esteja pronto, o mesmo será apresentado em plenário para a votação do Poder Legislativo.