O plano prevê ações coordenadas e contínuas de patrulhamento preventivo, integradas com a comunidade e com outras instituições públicas 3h3y
1y342w
A Polícia Militar de Minas Gerais deu início a uma ampla operação voltada ao fortalecimento da segurança no meio rural. Intitulada "PMMG 250 Anos: Presença que Protege o Campo", a iniciativa busca intensificar o policiamento ostensivo, aumentar a presença institucional em áreas rurais e aproximar ainda mais a Corporação dos produtores e trabalhadores do campo.
A nova estratégia reforça o compromisso da PMMG com a valorização da atividade agrícola e pecuária, essenciais para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Por meio da atuação do policiamento ostensivo e da Patrulha Rural, o plano prevê ações coordenadas e contínuas de patrulhamento preventivo, integradas com a comunidade e com outras instituições públicas.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se:
- Diagnóstico e mapeamento da produção agrícola de cada município para identificar os ciclos produtivos que mais demandam ações de segurança.
- Construção de calendários agrícolas municipais, nos quais são especificadas as etapas de preparo, plantio, tratos culturais, colheita e períodos de vazio sanitário, alinhando as ações policiais ao ritmo da lavoura.
- Identificação dos principais riscos à segurança no meio rural, como o furto de defensivos, maquinários, produtos armazenados e até mesmo a contratação de foragidos durante colheitas manuais.
- Criação de contramedidas específicas, como patrulhamento tático, reuniões com redes de proteção rural, visitas preventivas a propriedades e apoio à fiscalização de transporte e armazenamento da produção.
- Realização de grandes operações rurais mensais, planejadas conforme o calendário agrícola, com foco nas regiões de maior vulnerabilidade.
Além do foco na prevenção criminal, o plano busca fortalecer o vínculo institucional com os produtores rurais, levando orientações de segurança, promovendo encontros com as comunidades e incentivando a criação e fortalecimento de Redes de Proteção Rural.
De acordo com o Comandante da 13ª Região de Polícia Militar, Cel PM Joilson Fernandes Bittencourt, a iniciativa reforça a presença qualificada da PMMG nas zonas rurais e demonstra o alinhamento da Corporação às demandas emergentes do campo:
"A presença qualificada da PMMG no campo é uma resposta direta às necessidades da população rural. Estamos unindo inteligência operacional, planejamento estratégico e proximidade com o homem do campo para garantir segurança e paz social em todo o território mineiro", afirmou o oficial.
A operação está em curso em todo o estado e integra a agenda comemorativa dos 250 anos da Instituição. Os primeiros resultados já vêm sendo observados com a maior sensação de segurança em regiões antes vulneráveis, graças ao olhar atento e à presença efetiva da Polícia Militar no coração produtivo de Minas Gerais.
O lançamento da Operação acontece na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, às 9 horas no Auditório do 9º Batalhão de Polícia Militar em Barbacena.
LEIA TAMBÉM:
- Descontos indevidos de sindicatos no pagamento do INSS foi denunciado pelo BarbacenaMais desde julho de 2024
- BQJobs | Sine Barbacena divulga 35 vagas de emprego nesta quinta-feira (24)
- Aluno do 1º Ano do Ensino Médio: quer estudar no exterior? Governo de Minas seleciona 150 estudantes de escolas públicas
- Escola de Saúde Pública e Governo de Minas lançam curso de Especialização em Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para profissionais que atuam na área