Estimativa aponta para mais de 704 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025, com expectativa de ultraar 1 milhão no futuro próximo
⇒ Foto: beasternchen - Pixabay
Dia Mundial do combate ao Câncer: especialista revela duas das principais causas da doença
Estimativa aponta para mais de 704 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025, com expectativa de ultraar 1 milhão no futuro próximo
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta terça-feira (4), destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Esta iniciativa global reforça a necessidade de conscientização e o à informação sobre o câncer, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, a situação é alarmante. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, estima-se que mais de 704 mil novos casos de câncer serão registrados anualmente entre 2023 e 2025. As regiões Sul e Sudeste concentram aproximadamente 70% desses diagnósticos, evidenciando uma distribuição desigual da incidência da doença no país.
O Dr. Munir Murad, oncologista, médico-paliativista e coordenador da Unidade da Versânia Brasil, ressalta a gravidade da situação: ‘O câncer, de forma geral, é a segunda causa de morte no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares como um grupo. O Brasil não é diferente disso, embora tenha algumas particularidades’.
Fatores de risco e prevenção 6g1f3c
O especialista enfatiza que muitos casos de câncer estão relacionados a fatores modificáveis. ‘O tabagismo é o principal fator que vem à mente, mas não podemos esquecer do etilismo, que além de aumentar o risco de cânceres de boca, faringe e laringe, também está associado ao câncer de mama e fígado’, explica Dr. Murad.
Outros fatores importantes incluem a vacinação contra a hepatite B, que pode reduzir a incidência de câncer de fígado, e a adoção de um estilo de vida saudável. ‘O exercício físico é fundamental, não apenas para controle do peso, mas também porque altera a resposta imune e hormonal dos pacientes’, acrescenta o médico.
Entre os tipos de câncer mais letais no Brasil, o câncer de mama lidera a lista. A prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo as principais armas na luta contra essa doença que, segundo as projeções, pode afetar mais de um milhão de brasileiros anualmente num futuro próximo.
LEIA TAMBÉM:
- Homem linchado até a morte não cometeu violência sexual, diz Polícia Civil
- Vítima de acidente de moto, morre em Betim o irmão do ex-vereador Carlos Roberto Kikito
- Obituário | Falecimentos desta terça-feira, dia 04 de fevereiro de 2025
- IF Sudeste | Adido Cultural francês participa do encontro temático “As relações entre França e Brasil: possibilidades e perspectivas”