1y342w

 

Barbacena se adequa ao novo calendário de vacinação do Ministério da Saúde 6pq6z



Serão várias alterações em vários tipos de imunização; as UBS de Barbacena já aderiram as regras. LEIA MAIS... 

SAÚDE

Barbacena se adequa ao novo calendário de vacinação do Ministério da Saúde k5p5b

O Calendário Nacional de Vacinação sofrerá alterações. As três doses da vacina contra a paralisia infantil vão ser injetáveis, a partir de agora. Essa é uma das mudanças do calendário de vacinação, anunciadas pelo Ministério da Saúde. A aplicação das vacinas contra meningite, pneumonia e HPV também vão sofrer alterações.

No caso da meningite, as primeiras doses continuam do mesmo jeito, aos três e cinco meses, mas o reforço, que antes era dado com um ano e três meses, agora deve ser aplicado antes, com um ano.

A vacina contra a paralisia infantil também mudou. A terceira dose, que antes era dada via oral, aos seis meses, a a ser aplicada com injeção. Agora, as três primeiras doses da vacina são todas injetáveis, aos dois, quatro e seis meses. Depois disso, a “gotinha” vai continuar sendo usada como reforço com a idade de quinze meses, quatro anos e nas campanhas de vacinação.

Mudança também na vacina contra pneumonia, que a a ter uma dose a menos. Os bebês devem tomar a primeira dose aos dois meses, a segunda aos quatro meses e um reforço só quando completarem um ano.

Para as meninas de nove a 13 anos, a vacina contra o HPV, que previne contra o câncer no colo do útero também perdeu uma dose. Antes, eram três, agora serão apenas duas. A segunda dose será aplicada seis meses depois da primeira.

Outra alteração se refere a vacina contra Hepatite A, que era feita quando a criança completasse um ano e ou para um ano e três meses.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbacena já adotaram como referência o novo calendário de 2016. Segundo a responsável técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Barbacena, Ana Lúcia Santos, mesmo com a redução das doses a proteção será a mesma e que a mudança no calendário não tem nada a ver com custos: 'Toda vez que o Ministério da Saúde muda o calendário, ele é baseado nas evidências científicas, nos trabalhos que são publicados à luz dessas necessidades de mudança. Não há nenhum objetivo de economia no programa e sim garantir a efetividade das ações de imunização”, completou.


 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barbacena/SESAPS

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://barbacenamais-br.diariomineiro.net ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







Facilidades 5f1q16