Proteção facial ainda é recomendada para profissionais de saúde, grupo de risco, casos sintomáticos, positivos e contato com quem confirmou a COVID-19.
A Prefeitura de Barbacena, revogou o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados no município. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (12). Em eventos e festas pode ser necessário apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19. A máscara ainda é recomendada em casos sintomáticos, positivos e em situações de contato com quem confirmou a doença. Além disso, pessoas do grupo de risco e profissionais de saúde em ambiente de trabalho também devem seguir utilizando a proteção.
As medidas de prevenção à COVID-19 continuam válidas. Os moradores devem manter distanciamento mínimo de 1,5 metro, higienizar as mãos com álcool 70%, evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou dos grupos de risco e manter ambientes arejados e ventilados. Para as escolas, a orientação da Nota Técnica 2713/2022, emitida pela SES-MG, segue em vigor.
Vacinação
Segundo o Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Barbacena tem 89,41% da população-alvo imunizada com a primeira dose e 85,29% com a segunda. Já a dose de reforço em pessoas com 18 anos ou mais tem cobertura vacinal em 63,71%. Já a vacina pediátrica foi aplicada pela primeira vez em 67,07% das crianças do município. A segunda dose corresponde a 24,23% do público alvo.