1y342w

 

Viçosa confirma primeiro caso da H3N2 4ft4u



Amostras de materiais colhidos em pacientes com sintomas gripais negativos para COVID-19 foram encaminhadas a FUNED, que confirmou o H3N2.

500A cidade de Viçosa, na Zona da Mata, confirmou nesta quinta-feira (23) o primeiro caso do vírus de influenza H3N2 na cidade. Essa linhagem da influenza A foi a principal responsável pelo surto de gripe em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador nas últimas semanas. De acordo com a prefeitura, amostras de materiais colhidos em pacientes com sintomas gripais negativos para Covid-19 foram encaminhadas a FUNED (Fundação Ezequiel Dias) para investigação de possível circulação do vírus H3N2 no município. A Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado com a confirmação de caso positivo para o vírus.

"Pelo fato de o influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a COVID-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos. Mesmo com letalidade menor que a COVID-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades). A propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19", diz a nota do Executivo.

A prefeitura pediu que a população tome cuidado e reforce as medidas de segurança durante as festas de fim de ano. A vacina contra a influenza está sendo disponibilizada, nos dias e locais da vacinação contra a COVID-19, para pessoas maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram contra a gripe esse ano.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







Facilidades 5f1q16