1y342w

 

O pneumologista Rodrigo Russo esclarece dúvidas de quem fuma 12115t



Dados do Instituto Naconal do Câncer - INCA - apontam que 10% dos fumantes diminuem em até 20 anos a sua expectativa de vida. Tire suas dúvidas a respeito do fumo,. LEIA MAIS...

 

TABAGISMO

O pneumologista Rodrigo Russo esclarece dúvidas de quem fuma 29134k

Nossa conversa desta vez é sobre um assunto muito sério. Não há dúvidas que o fumante é o maior prejudicado por seu hábito, dados do INCA que é o Instituto Nacional do Câncer, mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir a expectativa de vida em 20 anos. O cigarro traz uma lista longa de males que chegam a assustar, mas é possível reverter essa situação, ter uma vida mais saudável, feliz e longe do cigarro. Para conversar com a gente hoje, o médico Pneumologista da Unimed Rodrigo Russo. 

Dr. Rodrigo gostaria que o senhor listasse quais as principais doenças provocadas pelo tabaco?

As principais doenças relacionadas ao tabaco são: DPOC que é a doença pulmonar obstrutiva crônica o famoso enfisema pulmonar, os agravamentos de doenças respiratórias como: o aumento de chances de doenças infecciosas principalmente do aparelho respiratório, o famoso AVC que é o derrame cerebral, o infarto além do aumento de chances de câncer. 

E qual o papel do médico nesse processo de abandono do cigarro?

Esta é uma pergunta muito interessante, porque o médico tem um papel fundamental. Acho que cabe ao médico reconhecer aquele paciente que tem vontade ou que deseja parar de fumar e trata-lo ou orienta-lo da forma correta ou encaminha-lo para o centro de referência, ou para aquele médico ou aquele grupo de pessoas que trabalham com a cessação do tabagismo. Mas cabe cada dia mais o papel do médico como um intervencionista alterando esse papel cada vez mais importante em relação médico, paciente e doença reconhecendo esse problema de saúde e encaminhando esse paciente o mais precoce possível ou tratando mais precoce possível para que ele possa deixar essa dependência. 

E o tabaco também é muito prejudicial para quem se encontra junto ao fumante. Eu queria saber um pouco sobre isso.

Eu acho que muitas pessoas tem essa dúvida também. “Ah o meu esposo, ou minha esposa ou meu filho fuma. Eu vou ter doença também pulmonar?” Sim, existe uma chance aumentada daquelas pessoas que possuem algum parente próximo, que fumem dentro de casa e em ambientes fechados, podem ter uma maior chance de desenvolver problemas pulmonares ou doenças relacionadas ao tabaco. Uma outra coisa importante é a gente lembrar que um dos pilares desta lei para não fumar em ambiente fechado, foi mais ou menos baseado nisso, observando que pessoas que trabalhavam em determinados ambientes, como por exemplo restaurantes que não fumavam por esta naquele ambiente, onde existe a presença de fumantes em ambientes fechados acabavam apresentando um maior risco de adoecimento por conta de anos trabalhando em ambiente com a poluição do cigarro. 

Uma coisa que assusta muito os homens é a impotência sexual. Existe relação entre tabaco e impotência sexual.

Nós devemos lembrar que o uso do tabaco além de doença pulmonar ele também causa doença nos vasos e também causam doenças de vários mediadores inflamatórios que são substâncias invisíveis, que vão agir na circulação ou vão agir nos vasos e diminuem com isso a circulação. E com isso o indivíduos que fuma tem uma maior chance de apresentar impotência sexual decorrente do tabagismo. 

É correto afirmar também, que o hábito de fumar também deixa a pele mais seca, reduz o paladar e diminui o olfato?

Os próprios pacientes que fumam, eles podem responder essa pergunta e devem estar reconhecendo esta sua pergunta, pois muito deles não sentem bem o cheiro das coisas, ou tem um paladar reduzido. Isso não quer dizer que aconteça em 100% das pessoas que fumam, mas uma grande parte delas apresentam esses sintomas. Outra coisa interessante é que os pacientes que fumam vão ter envelhecimento da pele precoce, ou seja, vão apresentar a lesão da pele ou um envelhecimento dessa pele decorrente das substâncias que são inaladas pelo cigarro. Eu lembro a vocês que em média, quando você fuma um cigarro você inala 4.720 mil substâncias toxicas para o organismo. E que não é só para o pulmão, não é só para o coração, não é só para o sistema nervoso central, mas também é prejudicial para a pele. 

E para quem decide parar de fumar o que é melhor? Ir parando gradativamente ou parar de uma vez?

Não existe uma receita para parar de fumar, eu acho que tem que ser individualizado para cada caso, cada indivíduo. Então se tem pessoas que acham melhor parar gradativamente tem que conversar com o seu médico, ou conversar com a equipe que está trabalhando com a cessação do tabagismo e propor medidas para que isso possa ser elaborado. Mas eu acredito que a melhor opção é parar de uma vez, mas não parar para ver o que vai acontecer. O indivíduo precisa ter em mente “Eu sei o que eu quero, eu estou decidido a parar de fumar e eu vou tentar fazer o melhor para que eu consiga ficar livre dessa dependência” 

Dr. Rodrigo, muito obrigada pela conversa e deixe suas considerações, por favor.

 

É sempre muito bom esclarecer as pessoas sobre como cessar ou como parar de fumar e eu agradeço pelo convite e espero que quem esteja na eminência ou querendo parar de fumar, essa entrevista possa ajudar a dar o ponta pé inicial e procurar um serviço de saúde. Lembrando sempre que qualquer dúvida procure seu médico ele vai com certeza esclarecer possíveis duvidas e encaminhar você se for necessário para um grupo responsável pela cessação.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







Facilidades 5f1q16