1y342w

 

O Rotary Clube Barbacena e Faculdade de Medicina de Barbacena fazem campanha contra a hepatite C 36451h



Ação social acontece dia 7 de novembro, na Praça dos Andradas e oferecerá 500 testes gratuitos para detecção do vírus. LEIA MAIS...

 

SAÚDE

O Rotary Clube Barbacena e Faculdade de Medicina de Barbacena fazem campanha contra a hepatite C  5k6j4g

Ação social acontece dia 7 de novembro, na Praça dos Andradas e oferecerá 500 testes gratuitos para detecção do vírus

 

O Rotary Club Barbacena e a Liga de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina de Barbacena, estarão promovendo uma campanha de detecção do vírus da hepatite C, dia 7 de novembro, sábado, na Praça dos Andradas. O evento terá apoio técnico do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais - SESAPS.

Segundo a Presidente do Rotary Club Barbacena, Maria América de Castro, a Fundação Rotary pretende testar um milhão de pessoas no Brasil, afim de descobrir quem são estes infectados e que não sabem que são portadores da Hepatite C. Segundo a presidente, foi uma ação internacional do Rotary que nos últimos 20 anos conseguiu reduzir de 108 países para apenas três, os locais onde ainda resta o vírus da poliomielite , através da campanha Pólio Plus. Agora o Rotary parte para outra campanha de saúde com cunho humanitário, que é a redução de casos da hepatite C.

O professor de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina de Barbacena e Coordenador da Liga Acadêmica de Gastroenterologia, José Eugênio Dutra Câmara Filho, explica que no Brasil há registros de aproximadamente três milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C e somente 300 mil sabem de sua doença. Assim, 90% dos infectados desconhecem que estão com o vírus e não buscam tratamento. “Destes, 60 a 70% têm mais de 45 anos, sendo a faixa etária que concentra o maior grupo de risco . Porém, em qualquer idade uma pessoa pode se infectar pelo vírus C”, explica o especialista. Segundo o médico, atualmente o tratamento de combate ao vírus melhorou bastante a possibilidade de cura. Contudo, a demora no diagnóstico pode acarretar em evolução para cirrose hepática, por isso a necessidade do diagnóstico precoce da infecção. Para aumentar a prevenção, a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite está realizando uma campanha nacional e no caso de Barbacena, a entidade doou 500 kits de detecção que serão utilizados no dia 7 de novembro. O teste é aplicado nolo local é rápido e indolor.

 

Os organizadores avisam que no mesmo dia, o CTA através do seu coordenador Dr. Angelo Dias Feres e do enfermeiro responsável, José Fernando Duarte estarão também disponibilizando testes para a detecção do HIV. A ação de saúde é gratuita e começa a partir das 9 horas da manhã.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







Facilidades 5f1q16