O grupo de dança o a o se reencontrou. Com destinos diferentes, os bailarinos da Tia Myrian se reuniram em Barbacena para matar as saudades e relembrar as aulas de balé.
ARTE
Ex-integrantes do grupo o a o fazem emocionante reencontro
Por Alessandra Adhade
“Tem gente que vem, quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar”
(“Encontros e Despedidas” – Milton Nascimento)
Parece que foi ontem...ensaios, figurinos, briga de egos (rsrs), dor, superação, sorrisos, lágrimas... Entramos no túnel do tempo para uma época cheia de sonhos e ao mesmo tempo de conflitos e incertezas. Nossa segunda família estava ali, um pedaço de nós estava (está) ali. Teatros lotados, praças, restaurantes, clubes... tantos lugares, tantos públicos se encantaram com as criativas e vanguardistas coreografias da bailarina Myrian Mockdece, ou, para nós, carinhosamente a “Tia Myrian”. Em 1987 ela chegava a Barbacena revolucionando o cenário artístico e cultural da cidade. Na extinta academia Corpus, nascia o “o a o,” um grande grupo de dança que por seis anos espalhou arte, emoção e vibração por onde ava. Éramos: Valéria Fernandino, Helena Fernandino, Carla Abrão, Fabíola Valle, Carolina Daher, Renata, Fernanda Souza, Valéria Nascimento, Juliana Salles, Wagner Moreira, Vívian Moreira, Mariana Câmara (in memorian), Melissa Caetano, Geysa Maia, Lícia Pinto, Flávia , Priscilla Amaral, Renata, Mariana Vidigal, Ana Paula Laguardia e eu, Alessandra Adhade.
Dos tempos do grupo, as memórias do vínculo cotidiano entre os bailarinos, e as várias viagens para Itaiguara, Ouro Preto, Volta Redonda, Três Rios e até para o festival de dança de ville. Sempre na bagagem de ida a união, o talento e a amizade, e na de volta o reconhecimento e as premiações.
Da dança para a vida, Helena e Wagner se casaram e hoje são renomados bailarinos na Europa. Tia Valéria Nascimento é a querida de muitas bailarininhas. Vívian Moreira, Fernanda Souza e Carla Abrão ainda abrilhantam os espetáculos de Barbacena.
De alguma forma, cada uma de nós carrega a dança na alma e assim para sempre será.
Os ex-alunos do o a o se reuniram para uma aula da saudade com a professora e bailarina Myrian Mockdece na sala de aula do CEFEC, onde hoje existe o curso de balé
da ex-aluna Valéria Nascimento.
Nos ensaios do grupo o a o, a amizade que uniu as bailarinas para sempre.
Bailarinas do o a o na cochia de um espetáculo do grupo
Fotos de Mell Caetano