O objetivo do projeto é promover a Educação Ambiental num processo de aprendizagem que busca desenvolver atitudes, competências e responsabilidades, especialmente no público infantojuvenil
Projeto Aroari vem construindo uma nova mentalidade de estudantes comprometidos com a preservação do meio ambiente
Projeto Aroari transforma a realidade de estudantes e sociedade com educação ambiental e redução da poluição por matéria orgânica
O “Projeto Aroari: Educação Ambiental e Redução da poluição por matéria orgânica” é uma iniciativa da Associação Socioambiental Filhos das Estrelas, uma OSC criada em Barbacena, em 2011, com o intuito de desenvolver ações de cunho educativo e socioambiental na região.
Para o desenvolvimento das ações, o Projeto Aroari, é coordenado por Ygor Azevedo, Nágela Khalil, Talita de Paula, Fernanda Bina e Yuri Azevedo, além de uma parceria fundamental com a Elera Renováveis.
O objetivo do projeto é promover a Educação Ambiental num processo de aprendizagem que busca desenvolver atitudes, competências e responsabilidades, especialmente no público infantojuvenil. Desta forma, e buscando ampliar a atuação e os resultados previstos, o Projeto Aroari está atuando junto de escolas públicas das cidades de Barbacena e Santos Dumont.
Além disso, o projeto também realiza o gerenciamento adequado de resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos não processados) e do esterco animal, produzindo, assim, um adubo orgânico muito rico em nutrientes e que pode ser utilizado em diferentes técnicas de plantio.
A atuação do projeto Aroari nas escolas públicas tem transformado o aprendizado de Educação Ambiental de centenas de crianças
♦ Sobre o Aroari
O Projeto Aroari é uma iniciativa social criada em 2011, fruto de discussões e reflexões em torno de temas como a cidadania, o meio ambiente, a promoção dos direitos humanos e o o à cultura.
Ao longo desses 14 anos, a ASAFE (Associação Socioambiental Filhos das Estrelas) mantenedora do projeto Aroari, já atuou em várias cidades mineiras além do Rio de Janeiro e de uma recente aprovação em edital internacional.
Hoje, os principais eixos de trabalho da instituição são a Educação Ambiental, direcionada principalmente para escolas públicas da região, e o gerenciamento de resíduos orgânicos por meio da compostagem, que produz um adubo muito rico em nutrientes.
Em 2024 as ações do Aroari concentraram-se nos municípios de Barbacena e Santos Dumont, e para 2025, além de Barbacena, as ações do projeto chegam em Muriaé, onde uma parceria com o município vai levar a Educação Ambiental e o gerenciamento adequado de resíduos sólidos orgânicos.
Parte dos resultados do gerenciamento de resíduos orgânicos por meio da compostagem, que produz um adubo muito rico em nutrientes
LEIA TAMBÉM:
- Concurso Nacional Unificado anuncia seleção para 3.500 vagas; salários vão até R$21 mil
- 14º Festival de Fotografia de Tiradentes recebe inscrições até domingo (16)
- Vereadores trabalharão até no final de semana para atender convocação da presidência da casa para reuniões extraordinárias
- Aos 45 anos de história, Ponto de Partida abre inscrições para o programa de Residência Artística gratuita