Com o desmatamento avançando descontroladamente e os consequentes incêndios destruindo a biodiversidade que resta, a Amazônia está cada vez mais perto do que os cientistas chamam de "ponto de não retorno". Você sabe o que é isso?
Ponto de não retorno Amazônia: Curta documental produzido pelo WWF-Brasil mostra que agir é urgente
Com o desmatamento avançando descontroladamente e os consequentes incêndios destruindo a biodiversidade que resta, a Amazônia está cada vez mais perto do que os cientistas chamam de "ponto de não retorno". Você sabe o que é isso?
É quando o bioma entrará em um processo irreversível de destruição e não conseguirá mais se recuperar naturalmente, comprometendo a sobrevivência de cerca de 47 milhões de pessoas que vivem na Amazônia, incluindo 511 grupos de povos indígenas, e 10% da biodiversidade de todo o planeta.
Neste cenário, a crise climática e seus impactos se tornam ainda mais avassaladores para cada um de nós.
Paraevidenciar a gravidade e urgência em combater o desmatamento e as queimadas, o WWF-Brasil produziu o curta documental"Ponto de Não Retorno: Amazônia", que traz o depoimento de cientistas, indígenas e coletores de sementes que vivem no bioma. Essas vozes importantes evidenciam a multiplicidade de histórias retratadas.
"A gente trabalha aqui nessa floresta há mais de 30 anos. Então, temos um longo histórico de coletas de dados e informações que puderam nos mostrar o que está acontecendo. A mortalidade das árvores está mais intensa do que o normalmente esperado", destaca a pesquisadora Beatriz Schwantes Marimon.
"Ponto de Não Retorno: Amazônia" está disponível no Youtube oficial do WWF-Brasil e é também um lembrete de que o futuro é uma escolha que fazemos todos os dias.
O pesquisador Ben Hur Marimon Junior acrescenta: "é um alerta que nos diz: ainda dá tempo. Mas, se não fizermos nada agora, em breve não teremos mais esse tempo". Mais que nunca, agir é urgente e #AHoraÉAgora.
Em 2025, a mudança começa com cada um de nós. Por isso, assistir ao documentário para se conscientizar, se mobilizar e apoiar causas socioambientais são maneiras de fazer parte da história de transformação do presente e construção do futuro que queremos e merecemos.
Contamos com você para, em 2025, continuar a desenvolver projetos que são fundamentais para proteger a natureza e promover a justiça socioambiental, garantindo um amanhã mais saudável e harmonioso para todos. Doe!