Estudantes e trabalhadores relatam sensação de vulnerabilidade.
A Praça da Penha, localizada em Barbacena, tem sido motivo de preocupação entre os moradores e frequentadores devido à falta de iluminação pública adequada. A escuridão no local tem gerado insegurança para trabalhadores e estudantes que transitam pela região no período noturno, expondo-os a situações de risco.
Trabalhadores e estudantes em perigo
A praça é um ponto de agem importante para muitos trabalhadores que saem ou chegam ao trabalho durante a noite. Além disso, o local é rota para estudantes que frequentam o Senac nas proximidades, muitos dos quais precisam atravessar a praça após o término das aulas, que geralmente ocorre por volta das 22h. "É muito assustador ar por aqui depois das aulas. Não tem luz suficiente, e a gente nunca sabe o que pode acontecer", relata Maria Aparecida, estudante do curso técnico no Senac. Trabalhadores também relatam a mesma sensação de vulnerabilidade. João Batista, segurança noturno, afirma que evita atravessar a praça e prefere dar uma volta maior, mesmo que isso aumente o tempo do trajeto para casa.
Apelos por melhorias
Os moradores têm cobrado a prefeitura por uma solução para o problema, solicitando o reparo das luminárias públicas na praça. Segundo relatos, o problema persiste há meses, e, apesar de protocolos registrados na istração municipal, nenhuma providência efetiva foi tomada até o momento. "A falta de iluminação é um convite para problemas como assaltos. A gente só quer o básico: luz para poder andar em segurança", comenta Luciana Silva, comerciante que mora nas proximidades.
Riscos aumentam sem iluminação
Especialistas em segurança urbana alertam que a ausência de iluminação pública em locais movimentados aumenta significativamente os riscos de crimes, como furtos e assaltos, além de dificultar a identificação de suspeitos por parte das autoridades.