1y342w

 



O MEC informou que divulgará a nota no dia 8 de janeiro e as inscrições do Sisu começam dia 11. LEIA MAIS...

 

 

UTILIDADE PÚBLICA

 

Resultado do ENEM 2015 sai nesta sexta 2w2q3q

A espera de milhões de brasileiros que fizeram o ENEM 2015 está chegando ao final, isso porque o MEC informou que irá divulgar as notas individuais das provas objetivas e da redação no próximo dia 08 de janeiro. Com a nota do ENEM 2015 é possível concorrer a vagas através do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, e do Prouni, Programa Universidade Para Todos. 

As inscrições para o SISU devem começar no dia 11 de janeiro e vão até o dia 14. Os alunos podem se candidatar as vagas disponíveis em faculdades públicas apenas com a nota do ENEM 2015, sem a necessidade de realizar outro tipo de vestibular. Nessa edição do SISU ocorrerá apenas uma chamada, mas os estudantes que não forem convocados nessa chamada poderão se inscrever na lista de espera, assim caso um aluno convocado não efetue a matrícula, a instituição chama o próximo melhor classificado da lista de espera. Para os alunos convocados na primeira chamada a matrícula deve ser realizada entre os dias 22, 25 e 26 de janeiro, seguindo o calendário próprio de cada faculdade.

Outro programa que serve como porta de entrada para as faculdades é o Prouni. Com ele os estudantes podem concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas de acordo com a renda familiar. Para se candidatar é necessário ter feito a prova do ENEM 2015, ter cursado todo o ensino médio em escola pública e ter a renda familiar dentro do exigido pelo governo. 

Esses dois programas de seleção facilitam muito a vida dos estudantes por não ser necessário realizar diversos vestibulares. Além disso, durante o prazo de inscrição é possível mudar o curso e a instituição, ou seja, o aluno pode trocar por uma vaga em que ele ver que a nota está mais baixa e que com isso tem mais chances de ser aprovado. 

 

Esse ano o INEP está sendo obrigado por uma liminar da justiça para divulgar a nota da redação do ENEM junto com as notas individuais. Até então o órgão alegava que precisava de mais prazo, pois corrigir as redações é bastante trabalhoso e demanda muito tempo e atenção.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook







Facilidades 5f1q16