1y342w

 

O resgate da Exposição Agropecuária e um balanço geral do evento 60452u



A realização da 48ª Exposição Agropecuária de Barbacena demonstrou que a festa vem sendo resgatada, e que ano a ano os cofres públicos financiam menos as atrações, e que o nível sobe ano após ano. O empresário Carlos Alberto Xaulim faz um balanço do evento.

 

48ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE BARBACENA: SUCESSO TÉCNICO E ARTÍSTICO

Com variada programação artística e técnica, foi realizada a Exposição Agropecuária de Barbacena, evento que conta com a participação de produtores rurais de toda a região e turistas de todo o país.

No domingo, dia 10, marcando a abertura da festa, a dupla cujo show é o mais procurado em todo o país, os sertanejos Henrique e Juliano se apresentaram no palco do espaço reservado para as apresentações artísticas.

O sertanejo universitário ditou o ritmo da festa. Na quinta-feira, dia 14, a dupla Marcos e Belutti foi a atração, na sexta foi a vez de Gusttavo Lima sacudir o público e no sábado, Munhoz e Mariano embalaram a plateia com hits como o ‘Seu Bombeiro’. No domingo a entrada foi gratuita para o grande público que acompanhou os shows do grupo de pagode Molejo e da cantora Isabella Resende.

A 1ª etapa da Copa da Companhia TJ Rodeios que foi realizada durante a 48ª edição da Exposição também empolgou o grande público que pode acompanhar de perto o talento e a coragem dos peões que enfrentaram touros e cavalos na arena que foi especialmente instalada no Parque de Exposições para o evento.

Dentro da programação técnica se destacaram as exposições de cavalos Campolina, de gado Jersey e Holandês e de ovinos e caprinos e o Torneio Leiteiro que contou com a participação de produtores rurais de toda a região e alunos do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.

O Espaço Agroindustrial, com estandes de empresas e produtores rurais também foi destaque entre o público que teve a oportunidade de conhecer a força do agronegócio na região e de saborear produtos que são produzidos por aqui.

Segundo o prefeito em exercício de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, “a Exposição de Barbacena é uma importante festa, que aquece toda a economia, no turismo, no comércio e gera oportunidade de negócios no setor agropecuário que representa cerca de 30% da economia local”, afirmou.

Getúlio Feres, Secretário Municipal de Agricultura e presidente do Clube do Cavalo de Barbacena também avaliou positivamente o evento, “a festa foi um grande sucesso, com a apresentação de artistas e com a participação de renomados criadores de cavalos Campolina, de gado Holandês e Jersey, de ovinos e caprinos. A exposição representa a riqueza agropecuária de nossa região”, completou.

Mudanças impactaram positivamente no evento:

Segundo o empresário Carlos Alberto Xaulim, diretor da Cadoro Eventos, que conduziu a parte artística da 48ª Exposição Agropecuária, “Melhoramos coisas no parque que pouca gente vê, pois a programação acaba roubando o olhar para coisas determinantes, que na maioria das vezes am despercebidas.  Mas é importante ressaltar a criação de uma estação de embarque e desembarque de ageiros na frente do parque, sem trânsito de veículos que não fossem taxis e ônibus, o que trouxe mais segurança para os usuários desse tipo de transporte”, nomeia o empresário.

Outra ação que veio contribuir com a tranquilidade e segurança da festa foi a abertura de uma portaria no estacionamento com o para a área dos shows, o que facilitou muito o o do público. Também o palco foi transferido de local em relação às outras exposições, o que trouxe mais conforto para o público, com mais espaço e segurança. Aliás, para maximizar a segurança do público, as equipes de porteiros realizaram buscas tanto nas portarias do parque quanto dos shows, o que tranquilizou até mesmo o policiamento, que registrou poucas ocorrências, com infrações de rotina.

O empresário ainda ressalta, além destas mudanças positivas no quesito de produção, que o ganho maior ocorreu para o município. “O governo investiu 50% menos que no ano ado na Exposição, com uma programação infinitamente melhor que a de 2014; e muito menos ainda que em relação a 2013, ou seja, muito mais que a terceirização, ocorreu a profissionalizaçao do evento, que trouxe economia para o município, e com isso, a prefeitura deixou de gastar no evento e poderá investir essa economia em setores mais necessários. E nosso planejamento prevê que em 2016 a prefeitura invista muito menos ainda neste evento, que é hoje um dos melhores e mais respeitados, tanto na parte técnica quanto artística da Exposição’, pontua Xaulim.

Num balanço final, a 48ª Exposição Agropecuária representou mais um grande avanço no resgate da grandiosidade do evento, e ações que efetivaram o alto nível das atrações artísticas, a adesão dos maiores e principais criadores de gado, cavalos, ovinos e caprinos, alterações estruturais do evento, baixo custo de ingressos para shows, parcelamento, segurança, a união de todos os envolvidos, e a diminuição de gastos do poder público com a produção deram ao evento os resultados esperados, e o sucesso como tônica em todos os sentidos.

 

E, finalizando, Carlos Alberto Xaulim, que elogiou a performance de toda a equipe da Prefeitura, secretarias e entidades envolvidas, Sindicato Rural, núcleos de gado, cavalos, ovinos, caprinos, equipes de policiamento militar e civil, Vara da Infância e Juventude, ainda festeja a ação de solidariedade empreendida durante a realização da 48ª Exposição Agropecuária, que com a venda de ingressos solidários, arrecadou milhares de litros de óleo de cozinha, os quais estão sendo doados para entidades filantrópicas da cidade, e deverão garantir o suprimento do item até o final do ano.

 


 

Confira na Galeria do BarbacenaMais os álbuns de fotos da 48ª Exposição Agropecuária de Barbacena. Fotos de Kátia Cilene, Carlos Costa e Paulo Roberto.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







Facilidades 5f1q16