A documentação, que já está sendo devidamente limpa e analisada foi transportada para o ginásio de esportes
O município de Antônio Carlos, a partir de agora, a a contar com uma instituição pública para proteger e revitalizar o setor de documentação da cidade. Trata-se do Arquivo Público Municipal, projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal, aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Marcelo Ribeiro. Criado pela Lei Municipal nº 2.134, de 03 de maio de 2021, o arquivo será instalado na Estação Ferroviária após o término da reforma e adequação do espaço.
De acordo com o secretário municipal de meio-ambiente, o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres, a preservação e manutenção do acervo documental do município é um o fundamental para história municipal, como também para facilitar o o da comunidade aos documentos. “Analisar e organizar o acervo, composto basicamente neste momento por documentos do poder Executivo, é de fundamental importância para a vida istrativa e histórica da cidade”, disse ele, ressaltando que “também foi definida as diretrizes da política municipal para arquivos públicos e privados de interesse público e social”.
A documentação, que já está sendo devidamente limpa e analisada por Licildo Nunes, chefe do almoxarifado, foi transportada para o ginásio de esportes. “Evidente que estamos apenas iniciando este processo, mas acreditamos que o nosso arquivo público, depois de equipado e instalado, será de grande valor histórico e cultural para a cidade”, finalizou o arquiteto.
Sérgio Ayres analisando documento do acervo municipal