Em parceria com a biblioteca da unidade do Senac na cidade, alunos do curso de capacitação em Auxiliar de Pessoal tiveram a iniciativa de arrecadar livros. A ação foi motivada por um projeto de sustentabilidade ministrado durante o curso. Ao construírem estantes para livros a partir de caixas de frutas utilizadas em hortifrutigranjeiros, os alunos se sentiram motivados a ir além. Leia mais.
SENAC
Com solidariedade se constrói uma biblioteca
Em Barbacena, solidariedade rima com incentivo à leitura. Em parceria com a biblioteca da unidade do Senac na cidade, alunos do curso de capacitação em Auxiliar de Pessoal tiveram a iniciativa de arrecadar livros. A ação foi motivada por um projeto de sustentabilidade ministrado durante o curso. Ao construírem estantes para livros a partir de caixas de frutas utilizadas em hortifrutigranjeiros, os alunos se sentiram motivados a ir além. “A turma envolveu familiares e o projeto foi crescendo. Fiquei feliz com o resultado da sementinha que plantamos”, diz a professora do curso, Eline Fonseca.
A equipe da biblioteca se envolveu na orientação dos alunos quanto à escolha dos títulos a serem recolhidos e na definição do perfil da entidade beneficiada com o acervo. “Principalmente para as crianças, a literatura promove o encontro com o do lúdico, desencadeia o processo criativo e estimula a busca por novos conhecimentos. A formação do leitor deve se iniciar na infância. Por isto, investir em um ação como essa é colher bons frutos no futuro”, comenta a bibliotecária do Senac em Barbacena, Érica Veloso Pimentel de Mello.
A ideia ganhou o apoio do Núcleo de Extensão da Faculdade Senac e adesão dos alunos de graduação tecnológica em Hotelaria. O próximo o será divulgar a campanha para obter o maior número possível de livros de literatura infanto-juvenis. Os títulos serão encaminhados à Pastoral da Criança João XXIII, entidade que atende crianças e adolescentes na cidade.
Na entrega do acervo os alunos e os funcionários da biblioteca da unidade irão promover a contação de histórias. “Hoje em dia poucas pessoas param para ler. Essa é uma ótima oportunidade para incentivar a leitura. Entre as crianças é uma forma de promover um futuro melhor para elas”, acredita a alunas do curso, Jeniffer Meireles, 20 anos. Os interessados em contribuir com a campanha devem entregar os livros no Senac em Barbacena no período de 17 agosto a 18 de setembro.