Diretores, funcionários e amigos do hospital se reúnem em prestigiada Missa de Ação de Graças celebrada pelo Cônego Tarcísio na Igreja Matriz de São Sebastião. Leia mais...
COMEMORAÇÕES
Policlínica Maternidade festeja seus 74 anos com novos horizontes 411p3a
O Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena, também conhecido como IMAIP – Instituto Maternidade e Policlínica Isabel Cristina, festejou no último sábado (4) seus 74 anos de fundação com uma Missa de Ação de Graças celebrada pelo Cônego Tarcísio na Igreja Matriz de São Sebastião. O evento religioso contou com a participação de diretores, médicos, parceiros, funcionários, amigos e populares, numa festividade que contou com a participação de mais de 500 pessoas no templo católico.
O hospital, fundado em 1942, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e foi criado a partir da doação do imóvel onde está instalado na praça Marechal Deodoro, pelo então prefeito municipal José Francisco Bias Fortes para a criação de uma fundação, quando, com apoio de autoridades, médicos, empresários e cidadãos barbacenenses, deu início ao Instituto de Maternidade, Assistência à Infância e Policlínica.
Atualmente o Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena tem como presidente do Conselho Curador da Fundação a senhora Maria do Carmo Araújo Nogueira, assessorada na diretoria pelo diretor-geral Dr. Celso Araújo, Dr. Tarcísio Araújo (diretor-técnico), Otávio Ramos Vieira (diretor-istrativo) e Ronnye Vidigal (diretor-financeiro). A nova istração vem dirigindo o hospital desde sua reabertura, e tem desenvolvido um trabalho de parcerias com o governo municipal, estadual e federal de forma a viabilizar economicamente a instituição e poder proporcionar à população da cidade e região os melhores tratamentos de baixa e média complexidade da rede de assistência à saúde.
“Neste ano de 2016, pela primeira vez, em 20 anos, a Policlínica e Maternidade foi contemplada com uma pequena verba do governo estadual para despesas custeio. Temos trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal através da SESAPS, e o projeto Hora do Trabalhador, implantado em parceria com o município em 2014 já realizou 150 mil procedimentos entre consultas com médicos, tratamentos dentários, psicológicos, nutricionais, fisioterapêuticos. Outras frentes de atuação do hospital tem sido os mutirões de catarata e de ultrassom, que já atenderam a milhares de pacientes de nossa região”, comenta o diretor-geral Dr. Celso Campos.
Para 2016, o hospital amplia sua área de atuação e desde o dia 1º de março ou a responder pela istração do Hospital Monumento às Mães, de Ibertioga. “A nossa experiência de superação e o trabalho que vimos realizando nos últimos três anos à frente da Policlínica Maternidade chamou a atenção da Irmandade que responde pelo hospital de Ibertioga, e eles nos pediram ajuda na istração do hospital, e estamos operando lá também. Esta é uma forma de podermos pensar a saúde da região como um todo, e temos contato com o apoio de nosso Superintendente Regional de Saúde, que vem nos orientando de forma a viabilizarmos soluções para os dois hospitais”, explica Otávio Ramos Vieira, diretor- istrativo.
Em 2016 ainda começam as obras para a implantação da UTI do Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena, que tem projetos de ampliar o centro cirúrgico - que hoje já realiza partos, cirurgias vasculares, otorrino e plásticas – para cirurgias de alta complexidade.
“Nós estamos realizando um trabalho sério que vem sendo acompanhado e aprovado pelas principais autoridades de saúde do estado. Nosso crescimento na assistência à saúde será o resultado de todo o esforço de nossa diretoria, corpo médico, funcionários e da população, que está sempre nos apoiando em nossas ações beneficentes e nos ajudando a ajudar nosso povo”, finaliza a presidente do Conselho Curador do Hospital Policlínica e Maternidade, Maria do Carmo Araújo Nogueira.
Confira fotos da cerimônia religiosa na Mariz de São Sebastião no último sábado.
Informações e fotos: Kátia Cilene
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://barbacenamais-br.diariomineiro.net ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.