1y342w

 

Missa Solene em Barbacena marcou comemorações em honra ao fundador da Ordem da Visitação de Santa Maria e padroeiro dos jornalistas 2fe69



Transferido do município de Niterói para Barbacena no ano de 1970 e inaugurado no dia 30 de novembro, no próximo ano a congregação religiosa celebra o jubileu de ouro na cidade e prepara extensa programação para comemorar os 50 anos de atividades na cidade e região. Leia Mais...

Foto: Divulgação

Marcando as comemorações do Dia de São Francisco Sales em Barbacena, na quinta-feira (24) foi celebrada Missa Solene na capela do Mosteiro da Visitação. A celebração presidida pelo Monsenhor Osmar Raymundo Mateus contou com grande participação de devotos e de Irmãs da Ordem da Visitação de Santa Maria, centenária congregação religiosa fundada pelo santo padroeiro há mais de 400 anos na França.

Durante a celebração, Monsenhor Osmar, destacou que a vida de São Francisco de Sales foi dedicada ao serviço de Deus, com a preocupação maior de fazer com que todos pudessem conhecer a verdade revelada por Jesus Cristo.

Além de fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou em São Francisco de Sales ao adotar o nome [salesiano], São Francisco de Sales também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos, divulgando a fé cristã. Atuando como um autêntico veículo de comunicação, o santo padroeiro distribuía textos sobre a porta de moradores na região onde exerceu o sacerdócio.

Nascido no ano de 1.567, em Saboia, atual Ródano-Alpes, na França, território marcado pela crise protestante, desde jovem Francisco apresentou o desejo de tornar-se sacerdote e abandonou toda a riqueza material da família aristocrática para seguir a vida religiosa enfrentado grandes desafios em defesa da fé cristã.

Ocupando-se da evangelização da cidade de Chablais, às margens do lago de Genebra. Talvez sua principal missão era a de converter os calvinistas, correndo o risco de perder a própria vida. Para esse difícil trabalho, distribuía folhetos combatendo heresias, apresentando as verdades do catolicismo, através da Palavra de Deus. Ele conseguiu muitas conversões, reconduzindo as pessoas ao seio da Igreja novamente, tornando- se um importante confessor e diretor espiritual.

Sagrado Bispo auxiliar de Genebra em 1599, assumindo definitivamente a diocese três anos depois, Dom Francisco catequizava crianças e adultos, fundou escolas e conduziu à uma vida de santidade importantes pessoas da nobreza. Com ele, essas pessoas, juntamente com Madre Joana de Chantal, foram responsáveis por uma grande mudança religiosa na região. Com Dom Francisco, Madre Joana foi cofundadora da Ordem da Visitação, em 1610, tornando-se, depois, santa. Pelos escritos, pela pregação e aconselhamentos, Francisco realizou verdadeiros milagres em seu apostolado.

No Mosteiro da Visitação em Barbacena, as religiosas seguem a vida contemplativa, isto é, que tem como principal apostolado celebrar a Liturgia das Horas (rezar os salmos) a cada manhã as oito horas, juntamente com os fiéis, participam da Santa Missa, rogando pelo povo de Deus que pede suas orações e sacrifícios.

Situado à Rua Rosina Apolinário, 170, Bairro Caminho Novo Paróquia de Santo Antônio, a Ordem da Visitação acolhe jovens e senhoras que desejam estudar sua vocação ou fazer um retiro espiritual individualmente.

Transferido do município de Niterói para Barbacena no ano de 1970 e inaugurado no dia 30 de novembro, no próximo ano a congregação religiosa celebra o jubileu de ouro na cidade e prepara extensa programação para comemorar os 50 anos de atividades na cidade e região.

Foto: Divulgação

Com Jornal Expresso

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







Facilidades 5f1q16