O Prédio Sede do Campus Barbacena foi palco das solenidades oficial e religiosa em comemoração aos 107 anos da instituição, na última quinta, 16. Na ocasião, houve distribuição de honrarias para ex-alunos, servidores aposentados e em exercício. Alunos e servidores participaram da cerimônia que, além das homenagens, contou com a apresentação do Coral do IF Barbacena (Musicanto) e com uma missa de encerramento. Saiba mais...
O Prédio Sede do Campus Barbacena foi palco das solenidades oficial e religiosa em comemoração aos 107 anos da instituição, na última quinta, 16. Na ocasião, houve distribuição de honrarias para ex-alunos, servidores aposentados e em exercício. Alunos e servidores participaram da cerimônia que, além das homenagens, contou com a apresentação do Coral do IF Barbacena (Musicanto) e com uma missa de encerramento.
O Diretor-geral do Campus Barbacena, professor Marcelo José Milagres de Almeida, expressou sua grande satisfação por celebrar essa data. “Eu fui aluno, sou professor e hoje, com a graça de Deus, estamos participando da gestão do Campus. Para mim é muito gratificante. Fico muito feliz com a participação de todos”, disse.
Conheça a história do IF Sudeste MG
Ex-alunos e servidores aposentados recebem homenagens
A Medalha do Mérito Diaulas Abreu foi distribuida para pessoas que fizeram parte da história do Campus Barbacena. A medalha tem como finalidade homenagear as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que pela dedicação e trabalho prestados à Instituição, ou por seus méritos, tenham se tornado merecedores deste reconhecimento.
Dentre os homenageados, o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de MG, o Tenente Coronel Ângelo Augusto de Pádua e Silva, afirmou que sentiu saudades ao retornar à instituição. “Me faz voltar a minha época de estudante. Hoje eu me sinto como um aluno em meio a tantos outros aqui”, destacou. Enfatizou sentir orgulho de fazer parte dessa história e atribui seu sucesso profissional ao ensino que recebeu na antiga Escola Agrotecnica, onde se formou em 1990. “Se eu consegui ar num concurso, que foi na época muito concorrido, com certeza eu devo ao ensino que recebi neste educandário”, concluiu.
Carlos Augusto de Paula, irmão do saudoso professor Luis Felipe Domith de Paula, esteve presente para receber a homenagem In Memorian. Luis Felipe lecionou história e estudos regionais durante seis anos na instituição. “Ele era muito prestativo para com a escola e ajudou muito durante o centenário dela. Foi uma perda irreparável para todos nós”, destacou Carlos Augusto.
O servidor aposentado, José Luis Ferreira, estudou e depois se tornou servidor da Escola Agrícola, lugar em que ou maior parte de sua vida. “Eu me sinto muito orgulhoso de retornar aqui com quase 70 anos. É muito bom voltar à casa onde nasci”, disse. José Luis afirma ter conhecido todos os diretores que aram pela instituição, além de ter convivido com muitos alunos. Fato que, segundo ele, rendeu-lhe uma grande experiência de vida. “Com o ar do tempo adquiri mais amadurecimento ajudando ao próximo, que é o que eu sempre gostei de fazer”, finalizou.
O Coral do IF Barbacena (Musicanto) realizou uma apresentação com variados estilos musicais. Em seguida, houve a celebração de uma missa em ação de graças realizada antes do almoço, gratuito e com direito a um bolo especial.
Medalha Diaulas Abreu:
- Tenente Coronel Ângelo Augusto de Pádua e Silva
- Luis Felipe Domith de Paula (in memorian)
- José Luis Ferreira
Confira os nomes dos aposentados homenageados:
- Rosângela da Silva
- Ivone Adelina de Oliveira
- Maria das Dores Rodrigues de Oliveira
- Maria das Graças Prenazzi Pimentel
- Norma Dionéia Salgado Araujo
- Ivam Raimundo Neves
- Breno Cesar Vieira
- Moacyr de Paula
- Enio Saviatto Falzoni Junior
- Simone Salles Barbosa Silva que recebeu a homenagem in memorian pelo Senhor Marco Antônio da Silva
Premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia
Os alunos que ficaram entre os primeiros lugares da Olimpíada Brasileira de Astronomia, receberam medalhas de acordo com as colocações durante a cerimônia. O estudante do 3° ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Gabriel Melo Guimarães, conquistou o primeiro lugar. É a segunda vez que ele fez a prova e enfatizou que gosta muito de astronomia. “Dessa vez eu peguei os conceitos e estudei um pouco mais”, disse. Confira abaixo as colocações:
- Medalha de ouro: Gabriel Melo Guimarães
- Medalha de Prata: Diego Martins Sanson e Luigi Viol Discacciati
- Medalha de Bronze: Amanda Aparecida Cordeiro Lúcio, Bruna Sthefani Santos Guimarães, Maria Fernanda Pereira e Carolina Marla Rodrigues.