Anjo barroco do século XVIII e estudante caíram de uma altura de 6 metros depois que jovem escalou o monumento. Caso aconteceu em 2018.
Depois de quatro anos de espera e de restaurações, uma obra barroca de Aleijadinho está novamente disponível para apreciação em São João Del Rei. Em 2018, a escultura do século XVIII foi derrubada e quebrada quando um estudante universitário, então com 21 anos, escalou o monumento, de aproximadamente 6 metros de altura. A estrutura não ou o peso do jovem, caiu e foi danificada. O rapaz também ficou ferido e precisou ser encaminhado para a Santa Casa da Misericórdia da cidade histórica.
O trabalho de recuperação custou R$ 35 mil e será pago pela família do estudante, após acordo com o Ministério Público Federal. O dinheiro será devolvido ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio, que antecipou o recurso através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, com apoio da Associação dos Amigos de São João Del Rei. A reinstalação aconteceu na terça-feira (28). O estudante também foi condenado a prestar 60 horas de serviços à comunidade, preferencialmente voltados à conservação do patrimônio histórico brasileiro.