1y342w

 

60 ANOS | Paróquia de São José Operário festeja seis décadas 55332l



Ponto culminante das celebrações aconteceu neste sábado com missa festiva e procissão. Confira o álbum de fotos...

 

No sábado, 12, dia consagrado à Padroeira do Brasil e às crianças, Barbacena festejou os 60 anos da criação da Paróquia de São José Operário. Logo pela manhã, com missa celebrada pelo bispo José Eudes e com a participação do Coral Dom Luciano. À tarde, o Padre Jamilson e o Padre Alvim celebraram a missa festiva que lotou as três naves da Basílica de São José, seguida de procissão pelas ruas do bairro e encerrada com o tradicional parabéns e a distribuição de bolo para todos os devotos de São José Operário.

Para a ocasião foi inaugurada uma placa comemorativa dos 60 anos da igreja, que foi descerrada por três membros da comunidade selecionados pelo conselho paroquial.

A missa contou com a participação do Coral Ministério Mãe de Deus, e em sua abertura, participaram do cortejo crianças representando Nossa Senhora Aparecida e os pescadores que encontraram sua imagem. No Ofertório, os membros da Pastoral da Comunicação da paróquia de São José Operário levaram até o altar exemplares da revista comemorativa aos 60 anos de criação da paróquia.

Para finalizar as comemorações, aconteceu o show de Carlos Barbosa e banda, que animou os fiéis que foram homenagear o aniversário de 60 anos da paróquia.

SOBRE A BASÍLICA 6m2266

Construída a partir de 1950, e finalizada por volta de 1958, tem a forma de cruz grega. Foi elevada a Basílica em 25 de setembro de 1965 e tombada pelo Decreto Municipal n° 3.908 de 21 de maio de 1999.

A Paróquia de São José Operário foi criada em 12 de Outubro de 1959 por Dom Oscar de Oliveira, então coajutor e da arquiocese de Mariana, que decretou sua criação na cidade de Barbacena.

Pertence à Arquidiocese de Mariana e tem como atual pároco Padre Jamilson INácio da Silva. A Basílica possuí uma vista privilegiada da cidade, e, até bem pouco tempo atrás, de qualquer ponto da cidade se podia vê-la e ouvi-la. É a única Basílica dedicada a São José Operário do mundo.

A Basílica de São José Operário foi projetada inicialmente para ser uma pequena réplica da Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma. Mas por alguns motivos como a falta de renda - e outros talvez - não teve sua obra totalizada, tendo apenas a aparência de uma cruz grega.

Foi idealizada pelo Padre Hilário da Motta Barros. Seu local escolhido foi uma colina bem alta e bem localizada próxima ao centro da cidade. O projeto foi mandado e aprovado pelo Vaticano. A sua necessidade de construção se deve ao tamanho da antiga Matriz de São José Operário (atual igreja de Nossa Senhora da Glória) e pelos pedidos dos fiéis. O levantamento da igreja ocorreu graças a doações de vários funcionários de fábricas  de Barbacena e de várias outras pessoas importantes.

ARQUITETURA 4f1g45

A Basílica possuí arquitetura moderna. Seu interior possuí traços do Renascimento e do Barroco. Possuí em seu interior vária imagens das quais se destaca a de São José Operário, por ser rica em detalhes e beleza. A pia batismal da Basílica também é uma relíquia, toda em mármore negro. O altar da igreja também se destaca de outros, por ser circular e bem centralizado, com raros mármores, dentre eles o branco. O que mais se chama a atenção nela, indiscutivelmente, são seu vitrais portugueses e italianos, com imagens em estilo Gótico, sendo que o que se encontra na porta principal da igreja, Septem Dona Spiritus Sancti (Os sete dons do Espírito Santo) pode ser considerado intriscicamente belo. A igreja possuí ao longo de sua três naves, a sua via-sacra em terra cotta, feita por um artista francês. Em volta do altar, em seu piso possuí lírios desenhados. Seus vitrais representam fatos da vida de Cristo, Santos e Anjos da Igreja Católica.

JUBILEU 9535t

Realiza anualmente o Jubileu de São José Operário, agora adicionado no calendário da cidade, entre os dias 21 de abril e 1 de maio. Conhecido regionalmente, atrai lojistas ambulantes de várias partes do país que ficam nas ruas ao redor da igreja, atraindo mais pessoas.

BISPOS E PADRES 5i3x24

Ao longo dos últimos 60 anos, a Paróquia de São José Operário esteve subordinada à Arquidiocese de Mariana, por onde aram os bispos Dom Helvécio (1922-1960), Dom Oscar de Oliveira (1960-1988), Dom Luciano Mendes de Almeida (1988-2006), Dom Geraldo Lyrio Rocha (2007-2018) e atualmente tem como arcebispo, desde 2018, Dom Airton José dos Santos.

Foram párocos da Basílica de São José Operário o Padre Aristides Clemente Teixeira (1944), Padre Mauro de Faria (1944-1947), Padre Almir de Rezende Aquino (1947-1948), Padre Lauro Augusto de Rezende (1948-1955), Padre Hilário da Mota Barros (1955-1988), Padre Antônio Rodrigues Viçoso (1988-1989), Padre Afonso João Chagas (1989-1999), Padre Walter Magno de Carvalho (1999-2004), Padre Geraldo Martins (2004-2007), Cônego Antônio Eustáquio Barbosa (2007-2016), Padre Walter Jorge Pinto (2016-2019) e atualmente o Padre Jamilson Inácio da Silva.

Confira nas fotos de Kátia Cilene como foi a celebração dos 60 anos da Basílica de São José Operário.

 

 

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







Facilidades 5f1q16