O evento reuniu pecuaristas, representantes de laticínios e integrantes de Sindicatos Rurais de várias cidades. Leia mais...
PALESTRAS E SIMPÓSIOS
Mercado do Leite é tema de encontro em Barbacena w5y16
Na última semana, o Sindicato Rural de Barbacena, em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais - Faemg promoveu um amplo debate relacionado ao mercado no leite na atualidade. O evento reuniu pecuaristas, representantes de laticínios e integrantes de Sindicatos Rurais de várias cidades.
Os trabalhos foram apresentados pelo presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Faemg, Eduardo de Carvalho Pena. Na primeira parte do encontro, Eduardo vez um panorama do mercado do leite no Brasil e de diversos outros países, ressaltando o que os outros países realizaram que tem dado resultados totalmente positivos para o setor da pecuária leiteira. “Todo mundo tem acompanhado esta chamada crise do leite que o país tem vivido. É um problema que estamos enfrentando com esta entrada de leite importado vindo do Uruguai, da Argentina principalmente. Isso afeta diretamente a cadeira produtiva do leite não só em Minas Gerais, mas em todo o país”, destacou.
Segundo Eduardo, no país não temos uma expectativa muito boa a curto prazo de melhoria do setor. “Estamos trabalhando para que cesse principalmente essas importações. Estamos também no período das águas quando aumenta o volume de captação de leite, forçando o aumento da oferta do produto no mercado e faz com que se tenha uma queda nos preços pagos aos produtores”, ressaltou. Minas é o maior produtor de leite do país. Produz entorno de 9,7 bilhões de litros de leite por ano. De acordo com Eduardo, um estado que tem muito a se fazer, principalmente em parte de produtividade. “Essas palestras vão auxiliar para direcionar, para tomada de decisão, porque acho que no momento de dificuldade toda informação é muito bem-vinda. Entendendo o que está acontecendo no mercado o produtor consegue projetar melhor seus negócios”, disse.
Agência Expresso