Você, provavelmente, toma café todos os dias. Mas já parou para analisar e conhecer a sua história? De onde ele vem, como ele chegou aqui e como o Brasil conseguiu ser conhecido mundialmente através da produção do Café arábico? Faculdade Senac Barbacena recebe o expert Ramon José de Oliveira para palestra sobre o café. Saiba mais...
Nesta terça-feira, 10 de julho, a Faculdade Senac Barbacena recebe Ramon José de Oliveira para ministrar palestra gratuita com o tema "Café: história, consumo e preparações", às 19 horas, no Hotel Senac Grogotó.
Os interessados podem fazer sua inscrição através do telefone 0800 724 4400, ou diretamente no local do evento.
VEJA TAMBÉM:
Alunos de Enfermagem participam de Arraiá da Saudade
Festa Junina movimenta Casa do Velho Amigo
Confira as vagas de emprego no BQJobs desta segunda-feira (09)
Conheça um pouco da história do café 69231x
Você, provavelmente, toma café todos os dias. Mas já parou para analisar e conhecer a sua história? De onde ele vem, como ele chegou aqui e como o Brasil conseguiu ser conhecido mundialmente através da produção do Café arábico?
O café é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da Etiópia. Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia, é quem originou o nome de Café. Segundo reza a lenda, um pequeno pastor começou a perceber que suas cabras ficavam diferentes, alteradas, quando comiam determinada folhagem (que era a planta de café).
Saindo da Etiópia e indo diretamente para a Arábia, os árabes tentaram manter o privilégio, já que a planta era considerada milagrosa e tinha um papel social muito importante, devido ao seu uso medicinal utilizado na época, para cuidar e curar vários males. Saindo da Arábia, o café foi levado diretamente para o Egito, ainda no século XVI e um pouco mais tarde, chegou a Turquia.
Já na Europa, ele chegou no século XVII e foi produzido, primeiramente, na Inglaterra e na Itália. Lá o café era consumido por todas as classes sociais, incluindo os intelectuais da época. Pouco tempo depois, ele invadiu outros países como Suíça, Holanda, Alemanha, França e Dinamarca.
E no Brasil? 543o6d
Mudas do Jardim Botânico de Amsterdã chegaram na Guiana sa (Onde hoje é o Suriname). A partir desse plantio, o Sargento Francisco de Mello Palheta transportou uma muda para o Brasil, chegando até a cidade de Belém, no Pará, ainda em 1727.
Como sabemos, em Belém a cultura do café não se difundiu bem devido ao clima e logo depois, foi transferida para o Maranhão, chegando ao estado do Bahia em 1770. Em 1774, essas sementes chegaram ao Rio de Janeiro, sendo semeadas na Chácara Convento dos Frades Barbadinos. E de lá, espalhou-se para os demais estados: Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Brasil e o Ciclo do café 2y4c24
Como estudamos nas aulas de história, o ciclo do café foi de suma importância para a a economia brasileira entre os anos de 1800 a 1930. O cultivo e sua exportação foi um verdadeiro marco divisor na história do nosso país.
Foi neste período que a região do Vale do Paraíba acabou por concentrar toda a produção de café no nosso país. O Vale do Paraíba ficava localizado entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Eles se tornaram uma verdadeira influência para a economia, já que o grão estava em alta no mercado internacional. O Vale predominou no cultivo de café durante muitos anos. Excelentes condições climáticas, mão de obra escrava e a geografia perfeita contribuíram para o sucesso dessa empreitada.
Contudo, ado a predominância do plantio do café no Vale, outros estados aram a produzir café. Entre os destaques maiores, encontram-se o interior paranaense e o interior paulista.
1929, a grande crise econômica dos EUA, também conhecida como a Grande Depressão de 29, influenciou negativamente na economia brasileira, fazendo com que a safra sofresse desvalorização, fazendo com que tivéssemos um estoque absurdo do produto, gerando um grande rombo para a economia local.