PEC do Fim da Escala 6x1 continua fora da pauta da Câmara 6c283k

Política

🔔Receba no seu whatsapp todas as notícias em tempo real - Entre agora!



Pressão de trabalhadores nas ruas e redes sociais deu força à proposta. 722s48

Mais de dois meses após ser protocolada na Câmara dos Deputados, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a escala de 6x1 (seis dias de trabalho por um de folga) continua fora da pauta de votação do Parlamento brasileiro. Não houve avanço na tramitação da matéria, uma vez que não foi instalada comissão especial para analisar o tema, nem a presidência da Câmara enviou a PEC para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) emitir parecer.

Para este 1º de Maio, Dia do Trabalhador, a Agência Brasil conversou com líderes da Câmara para entender como anda a tramitação das propostas para redução da jornada de trabalho no Brasil, atualmente em 44 horas semanais. A PEC 6x1 ganhou força no ano ado por meio da pressão de trabalhadores nas ruas e redes sociais, gerando amplo debate sobre o tema na sociedade e nos meios de comunicação. Uma pesquisa da Nexus mostrou que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho, número que chega a 76% entre jovens de 16 a 24 anos.

A líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (RJ), mesmo partido da autora da proposta, deputada Erica Hilton (RJ), informou que a bancada se concentrou, neste início de ano, em impedir a votação do projeto que concede anistia aos condenados por golpe de Estado no Brasil, além da proposta da isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5 mil reais. "A agenda do fim da escala 6x1 é a próxima prioridade. A gente vai levar para o colégio de líderes a necessidade de abrir a comissão especial relativa a essa PEC. Tenho certeza de que a gente vai conseguir fazer uma pressão, inclusive junto com o governo, para que essa PEC avance na Câmara", disse Talíria

Agência Brasil

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook

Imprimir




Nos siga noGoogle News