Na manhã desta segunda-feira (31), familiares e amigos subiram a Rua XV de Novembro com cartazes e pedindo justiça para a morte de Élder 64q3w
Além da família, amigos e colegas de trabalho de Élder dos Santos, o Coquinho, estiveram no centro pedindo por justiça para sua morte
Conforme noticiado em primeira mão pelo BarbacenaMais (leia aqui), no dia 14 de março, Élder dos Santos foi queimado em sua residência no bairro Grogotó. Segundo relatos do boletim de ocorrência, a companheira de Elder, inconformada com o término do relacionamento, jogou acetona no corpo de Elder e logo após teria ateado fogo no companheiro. Élder foi levado para o Hospital Regional de Barbacena em estado grave, e, na quarta-feira (19), teve que ser transferido para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, que é referência para queimados. Na sexta-feira, Élder, que teve mais de 50% do corpo queimado, não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito.
Sua companheira, que teve queimaduras durante a tragédia, porém mais leves e por contato com a acetona que jogou na vítima, foi internada no dia no Hospital Regional para tratamento, não sendo presa em flagrante devido à internação. Dois dias após, ela foi liberada do hospital, e continua em liberdade até hoje.
A família de Élder dos Santos, ainda em estado de choque com sua morte, resolveu fazer uma manifestação pública pedindo por justiça. Na manhã desta segunda-feira (31), reuniram-se na praça do Rosário com cartazes e balões brancos, e logo após subiram a rua XV de Novembro em direção à igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, onde foi celebrada a missa de sétimo dia na última sexta-feira.
Durante o percurso os manifestantes gritavam o nome de Élder e o pedido de justiça para seu caso.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Além da família, amigos e colegas de trabalho de Élder dos Santos, o Coquinho, estiveram no centro pedindo por justiça para sua morte |
O BarbacenaMais conversou com a tia e a irmã de Élder de Souza. Segundo a irmã, Joseane dos Santos, "Élder era um rapaz trabalhador, estava há quatro anos na Rivelli onde atuava no envelopamento. Um ótimo filho para nossa mãe, um irmão querido, e uma pessoa cheia de vida e com muitos amigos. Sempre sorridente e animado, estava sempre disposto a ajudar quem precisasse dele. Nós estamos muito tristes, não tem como explicar este sentimento, até de impotência diante de sua morte. Foi muito cruel, muito trágico. Nossa mãe está num estado de dar dor no coração. E o que a gente quer é apenas que seja feita a justiça. A gente tem certeza que se houvesse sido o contrário, e a vítima fosse ela, teria sido muito diferente. Nós queremos só que a justiça se cumpra e que ela (a responsável pela morte dele) pague pelo crime na justiça", disse emocionada.
A tia Adriana Aparecida da Silva, falou sobre as expectativas da família: "A gente está arrasado demais para termos forças de lutar neste momento, mas a gente não podia continuar em silêncio. A morte de Élder foi terrível, ser queimado vivo, e por uma pessoa tão próxima, que vivia com ele e em quem ele confiava. Nós só pedimos que as autoridades tomem as devidas providências para que ela (a autora) preste contas por este crime hediondo. Nós acreditamos na justiça, e temos certeza que a morte de Élder não ficará impune", falou Adriana.
![]() |
A irmã de Élder Joseane e a tia Adriana |
A Polícia Civil emitiu uma nota a pedido da TV Alterosa, nossa parceira, com a qual estamos colaborando com informações em mais um caso.
"A Polícia Civil de Minas Gerais informa que a investigada pelo caso não teve sua prisão ratificada na data dos fatos, tendo em vista que a mesma não foi apresentada na Delegacia por ter sido hospitalizada e também não foi possível colher a versão da vítima, devido ao seu estado de saúde. Foi instaurado inquérito policial que tramita de forma célere visando apurar a dinâmica e todas as circunstâncias, bem como motivação dos fatos. Já foram ouvidas algumas testemunhas e a investigada já se apresentou espontaneamente na Delegacia, estando seu depoimento agendado para os próximos dias."
O BarbacenaMais acompanha o caso de Élder dos Santos, e trará novas informações assim que as investigações forem sendo atualizadas pelas autoridades.
LEIA TAMBÉM:
- Obituário | Falecimentos desta segunda-feira, dia 31 de março de 2025
- SINE divulga 29 oportunidades de emprego para Barbacena
- Advogados da família de Stefânia recorrerão da sentença na tentativa de aumentar a pena
- No dia que completa seis anos da tragédia que levou sua família, Bruna Nogueira faz homenagem ao marido e filhos